Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Polícia boliviana detém quatro brasileiros por desmatamento

Detidos exploravam ilegalmente florestas na cidade amazônica de Cobija, na fronteira com o BrasilAs autoridades da Bolívia detiveram quatro brasileiros e um boliviano que exploravam ilegalmente florestas na cidade amazônica de Cobija, na fronteiriça com o Brasil, informou nesta segunda, dia 20, o Governo de La Paz.

Em entrevista coletiva, o vice-ministro de Terras, Alejandro Almaraz, disse que a Promotoria do departamento de Pando, cuja capital é Cobija, inspecionou na quinta-feira passada a serraria em que os cinco detidos trabalhavam, no município de Santa Rosa del Abuná.

No local, promotores e agentes da Polícia encontraram uma infraestrutura montada para até 20 operários trabalharem. Três tratores, dois caminhões, serras e dezenas de troncos de diferentes árvores da região foram apreendidos.

Os quatro brasileiros detidos não portavam documentos, vistos de permanência no país nem contratos de trabalho. Já o boliviano preso é o engenheiro florestal Moisés Navía Escada, administrador da serraria.

A Promotoria investiga ainda os supostos proprietários do local, os bolivianos Guillermo e Alejandro Crooker Muñoz. Na região de Pando, cuja densidade demográfica é muito baixa, há vários assentamentos de brasileiros, alguns ilegais.

O vice-ministro Almaraz disse nesta segunda que a elite boliviana de Pando fomentou a presença de brasileiros na região, apesar de haver vários camponeses bolivianos e pobres sem acesso a terras.

Sair da versão mobile