Conforme o gestor do projeto, Aldoir Bolzan de Morais, foram desenvolvidas uma série de atividades com o objetivo de estimular as empresas a se adequarem às exigências dos órgãos municipais para a obtenção da licença ambiental.
? Somado a isso, realizamos capacitações com foco no atendimento ao cliente, qualidade aplicada à oficina mecânica e planejamento financeiro. Encerramos as atividades com a sensação do dever cumprido ? comemora. O gestor destaca, ainda, outras duas ações desenvolvidas este ano: a realização de uma missão empresarial à feira Automechanika, na Argentina, e a criação do site da Associação Serrana das Empresas de Reparação Veicular (Aserv), que congrega proprietários de oficinas mecânicas da Serra gaúcha.
Mas o grande destaque foi mesmo a conquista das licenças ambientais. Para atingir esse objetivo, foco do projeto, o grupo de empresas passou por uma série de treinamentos visando adequar-se às exigências dos órgãos responsáveis pela emissão da licença. Segundo a consultora do Sebrae/RS Cristiane Boff Maciel, as empresas receberam consultorias individuais e capacitações relacionadas à legislação e ao gerenciamento ambiental, além de informações sobre a documentação necessária para a solicitação da licença. De acordo com ela, com a obtenção da licença as empresas cumprem a legislação e evitam autuações, contaminações e passivos ambientais.
O projeto Pólo Regional de Reparação Veicular da Serra Gaúcha, criado em janeiro de 2007, com término previsto para dezembro deste ano, atende micro e pequenas empresas do setor de reparação veicular nos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, Antônio Prado, Ipê, Nova Prata, Guaporé, Serafina Corrêa, São Francisco de Paula e Vacaria. As ações realizadas convergem para o cumprimento do objetivo principal de promover a melhoria da gestão empresarial e ambiental visando aumentar o número de clientes das empresas participantes do projeto.