Projeto está sendo desenvolvido em sete comunidades desde 2009. Tendo a educação ambiental como uma das linhas de ação do Recaatingamento, o incentivo à construção de projetos didáticos voltados para esta temática tem sido uma das prioridades.
Para isso são realizados encontros de formação e oficinas com professores, com o objetivo de elaborar os projetos a serem executados nas escolas a partir da realidade na qual cada uma delas está inserida. Segundo Ângelo Nery, integrante do Eixo Educação do Irpaa, o propósito da oficina é trabalhar a pedagogia de projetos no sentido de ajudar os professores a compreenderem a importância da construção do projeto didático contextualizado.
Nestes encontros, o debate sobre a proposta de convivência com o semiárido aponta reflexões sobre o papel estratégico da educação nesse sentido, a partir, principalmente da perspectiva da educação contextualizada e da integração com a comunidade. Muitos professores já trabalham práticas de educação ambiental, mas garantem que a formação tem ajudado a qualificar e a trazer maiores resultados para a conscientização dos estudantes e da comunidade.
Engajados no projeto, educadores das escolas dos povoados de Fartura, Cabeluda e Limoeiro estão construindo um projeto didático integrado, o qual tem como tema “Recaatingamento: conservação e recuperação” e prevê a realização de estudos no campo, pesquisas, entrevistas, além de atividades práticas.