Presidente da Unica diz que setor de etanol está em compasso de espera na Rodada de Doha

Segundo Marcos Jank, é grande a chance das negociações da Rodada de Doha fracassaremO presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Marcos Jank, disse nesta terça-feira, dia 29, que o setor de etanol está em compasso de espera em Genebra, na Suíça, já que as negociações sobre a Rodada de Doha estão, na avaliação dele, por um fio.

Jank explicou que é realizada uma reunião entre representantes de países como Estados Unidos, China e Índia, mas que, até o momento, não houve acordo.

? Se esse acordo não for feito agora, a chance da rodada fracassar neste momento é muito grande e ela só voltaria daqui a dois anos.

O presidente da Unica acrescentou que a oposição entre os americanos e os principais países emergentes está relacionada às chamadas salva guardas especiais. São mecanismos que permitem às nações em desenvolvimento elevar tarifas, caso as importações aumentem. Os Estados Unidos são contrários à medida.

? Se isso não avançar, não vai ter etanol, não vai ter absolutamente nada. Na verdade, estou voltando para casa nesta noite.

Jank criticou a atenção dada à discussão sobre as salvaguardas especiais aos emergentes. Segundo o presidente da Unica, a Rodada de Doha, que já dura sete anos, não pode fracassar por causa de um mecanismo que seria usado apenas de forma ocasional.