Na segunda edição do projeto, o Canal Rural vai monitorar duas áreas de soja através de câmeras ligadas 24 horas por dia. As regiões de Sinop (MT), na área experimental da Embrapa Mato Grosso, e Londrina (PR), no campo da Embrapa Soja, foram as escolhidas para o desenvolvimento do projeto.
O Canal Rural acompanha também duas áreas comerciais, uma na fazenda Fortuna, em Nova Canaã do Norte (MT) ? que trabalha com integração lavoura/pecuária/floresta ? e outra na fazenda Nossa Senhora das Graças em Londrina.
Uma parte da área experimental de Londrina já foi plantada esta semana. Em novembro, será semeado outro trecho do talhão, para testar cultivares de diferentes ciclos. As áreas também vão colocar à prova as características do cultivo convencional e do plantio direto.
Já em Sinop, a outra área acompanhada pelo projeto, as condições para o plantio ainda estão complicadas. De acordo com o técnico da Embrapa Mato Grosso Lineu Domit, ainda não choveu o suficiente para que se possa iniciar o plantio. Segundo ele, a região é a mais atrasada do Mato Grosso, tendo apenas 2% do total plantado ? enquanto nesta mesma época do ano anterior, a área plantada já era de 15% a 20% do total.
Para participar do Lavouras do Brasil enviando perguntas, ligue para 0800 541 5858. É possível, também, se inscrever no concurso de blog do Lavouras do Brasil, acessando o site do projeto. Leia o regulamento e saiba como participar e concorrer a uma viagem para os Estados Unidos.