Produção em Microbacias Hidrográficas começa a ser implantada em Minas e na Bahia

Projeto inclui iniciativas como integração Lavoura-Pecuária-SilviculturaO Ministério da Agricultura anunciou que será implantado a partir deste mês na Bahia e em Minas Gerais o projeto de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas. De acordo com o órgão, a iniciativa permite a transformação de procedimentos convencionais de produção agropecuária em sistemas tecnológicos integrados, rastreáveis e sustentáveis.

As microbacias hidrográficas de áreas rurais são unidades geográficas naturais onde há condições consideradas apropriadas para a inclusão de planos de manejo monitoramento e de avaliação das interferências humanas no meio ambiente. Entre os instrumentos usados pelo Ministério da Agricultura, estão a Integração Lavoura-Pecuária-Silvicultura, o Sistema Agropecuário de Produção Integrada, a Agricultura Orgânica e as Indicações Geográficas.

A Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas vem sendo implantada desde fevereiro. Entre os Estados envolvidos na iniciativa, estão Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Ministério da Agricultura pretende estender o projeto para todos os Estados e o Distrito Federal.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Ministério da Agricultura, Minas Gerais é responsável por 11% do rebanho bovino brasileiro e tem uma área total de pastagem de cerca de 25 milhões de hectares. A participação do agronegócio do estado no PIB nacional é de aproximadamente 10,5%. Já o estado da Bahia responde por 36% do PIB global do Nordeste e por mais da metade das exportações da região.