Produtores de leite acumulam perdas de 22% neste ano

No entanto, queda no preço do produto para os pecuaristas não se reflete nos supermercadosProdutores de leite acumulam perdas de 22% no valor recebido este ano. Enquanto isso, o consumidor tem se deparado com preços mais altos nas prateleiras.

Um estudo divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta que os pecuaristas de leite brasileiros têm recebido em média R$ 0,59 pelo litro do produto. Conforme a associação que representa o setor, o custo atual de produção é de R$ 0,70. A queda na remuneração vem se acumulando desde junho. O presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, explica que o problema começou no início do ano, quando o litro saía do campo por cerca de R$ 0,82.

? O produtor reage a preços, então começou a produzir bastante, chegando aos 16% de aumento de produção, e o consumo caiu em 7%. Essas duas coisas foram fatais e o preço caiu drasticamente.

O maior problema é que essa queda do preço recebido pelo produtor não se refletiu nas prateleiras dos supermercados. Pelo contrário. Um levantamento da Scot Consultoria mostrou que o consumidor pagou mais pelos produtos lácteos no último mês. O leite longa vida, por exemplo, aumentou mais de 7%, passando de R$ 1,57 em outubro para R$ 1,69 o litro em novembro.

O campeão do aumento foi o leite tipo A, que chegou a ser vendido por R$ 2,88 em novembro. A maioria dos derivados também subiu. A ricota, por exemplo, ficou 20% mais cara. Já o iogurte natural teve queda de 5%. Nesse caso, a redução chega a provocar fila nos mercados. Mas é a variação do leite que mais pesa no bolso do consumidor.

O consultor Maurício Nogueira, engenheiro agrônomo da Scot Consultoria, explica que a variação é uma espécie de repasse tardio de preços feito pela indústria. A boa notícia, segundo ele, é que com a alta no preço dos supermercados, a tendência é de que a remuneração do produtor também aumente.

? Neste mês, como já houve uma recuperação do preço do longa vida no varejo e no atacado, aliás pelo segundo mês seguido, a queda de valor já perdeu um pouquinho da força. Isso indica que se essa tendência observada no varejo e na indústria seguir, o produtor já pode começar a ter um aumento no começo de 2009 ? estima Nogueira.