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Produtores de noz macadâmia querem incentivar consumo

Além da baixa comercialização, Brasil conta com apenas cinco mil hectares dedicados à culturaAs áreas dedicadas ao plantio de noz macadâmia, que começou a ser cultivada no Brasil na década de 90, rendem em média 15 quilos do produto por pé. No entanto, a cultura, ainda jovem no Brasil, enfrenta alguns desafios.

? A lavoura em si não tem grandes dificuldades. A maior dificuldade que encontramos é a comercialização do produto. A processadora compra do produtor rural, e a comercialização hoje em dia está bastante difícil ? explica Marcelo Bozza, gerente de produtora e processadora de macadâmia.

Até chegar ao consumidor, a macadâmia precisa passar por alguns processamentos. Na primeira delas, uma máquina tira o carpelo, que é um tipo de casca, e em seguida vai para um silo onde fica secando por aproximadamente um mês.

Quando o carpelo cai fora, a amêndoa começa a aparecer. Mais um processo de separação e o produto vai para a embalagem. A macadâmia pode ser vendida a granel, caramelada, salgada e até com chocolate. Estratégias para ampliar o mercado consumidor.

? Tentamos diversificar o produto, mas a necessidade de outros mercados é muito importante ? diz Bozza.

No Brasil, o consumo per capita é de um grama e meio por ano, volume inferior a países como a África do Sul, onde o consumo chega a 10 gramas por habitante. Comparado à Austrália, berço da macadâmia, a diferença é ainda maior, pois lá eles consomem 112 gramas per capita ao ano. A Associação Brasileira de Noz Macadâmia (ABM) acredita no crescimento do mercado brasileiro.

? Eu vejo a possibilidade de aumentar em até sete vezes. Tem um potencial grande de crescimento, e eu diria que é preciso entre cinco e 10 anos para que se chegue a um volume desses ? afirmou José Eduardo Mendes Camargo, presidente da ABM.

Em 2010, o Brasil produziu 3,6 mil toneladas de noz macadâmia em casca. Do total, 80% foi exportado para a Europa, Estados Unidos e Ásia. O restante que fica no mercado interno é vendido, em média, a R$ 20 a saca de um quilo. Uma das estratégias para aumentar a presença no mercado interno é tornar o produto mais popular.

? Ideias de tornar mais conhecidas tem mais apoio, financiamentos para produtores especialmente pequenos e médios agricultores. Medidas de divulgar isso mais junto a população, estímulo para que seja incorporado a alimentação do dia-a-dia ? completa Camargo.

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