Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Programa incentiva internacionalização sustentável de pequenos negócios

ProInter capacita empresas atuando em áreas como formação de preços, desenvolvimento de plano estratégico e marketingAbrir caminho para que as micro e pequenas empresas brasileiras possam atuar no mercado internacional. Essa é a proposta do Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia ? ProInter P & G. Para que a inserção se dê de forma sustentável e contínua, as empresas, depois de diagnosticadas e reunidas em grupos homogêneos, são capacitadas em diversos níveis.

O treinamento do ProInter contempla formação de preços para exportação de produtos e serviços, plano estratégico de internacionalização, análise e posicionamento do produto, consultoria personalizada, câmbio, regimes aduaneiros, marketing e negociação, entre outros. A última fase do programa, de promoção comercial, prevê participação em missões empresariais e feiras especializadas e propicia aprendizado da cultura dos países a serem visitados.

O programa conta com 90 integrantes. Desses, 34 empresas já cumpriram todas as etapas do treinamento e receberam a certificação em cinco de agosto deste ano. A conquista representa um aval para que as empresas possam atuar no mercado internacional e participar de todas as missões organizadas pelo programa.

O ProInter, que começou em setembro de 2008, já apresenta indicadores positivos e reflete o potencial de atuação das MPE brasileiras. Para 19 empresas, atuar no mercado internacional já é uma realidade. Em apenas um ano, elas faturaram US$ 9 milhões em exportações de bens. Outras efetivaram a formação de joint ventures no valor de 15 milhões de euros.
Robôs móveis

A Subsea Integrity Engenharia e Projetos (SUBSIN) é um dos exemplos do alcance do programa. Criada em abril de 2008, contou com investimentos do Criatec ? Fundo de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB). A SUBSIN atua na garantia da integridade de equipamentos, combinando inspeção através de robôs móveis, desenvolvidos na própria empresa, com sofisticadas análises de engenharia focadas no mercado de óleo e gás.

? Estamos associados com a Principiá, consultoria francesa, em uma joint venture, atuando no mercado brasileiro. Temos planos de expansão para outros países e nosso primeiro foco é o Golfo do México. O ProInter abriu um leque de oportunidades, ao qual dificilmente teríamos acesso atuando sem apoio institucional ? avalia o empresário Melquisedec Santos.

? Mais do que aumentar o volume de exportação de produtos e serviços, o ProInter trabalha com metas que envolvem transferência de tecnologia, parcerias comerciais e atração de investimento ? explica a gerente do ProInter P&G, Miriam Ferraz, do Sebrae no Rio de Janeiro.

A Petrobras, uma das parcerias, atua como empresa-âncora, dando oportunidade para que MPE brasileiras possam fornecer seus produtos e serviços em oito dos 27 mercados onde está presente.

? Isso sinaliza que elas têm padrão de excelência. Atender a Petrobras significa estar preparada para trabalhar com outras operadoras, tanto interna quanto externamente ? comenta Ferraz

O Programa de Internacionalização também tem entre seus parceiros a Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos (Apex), a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Associação Brasileira de Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e a União Europeia. As ações estão alinhadas com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), do governo federal.

Sair da versão mobile