Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Projeto reúne mais de duas mil artesãs da agricultura familiar

Trabalho das profissionais já foi exposto em vários Estados e agora está em Brasília, na Feira Brasil Rural ContemporâneaProfissionalizar quem já tem habilidade é a proposta do Talentos do Brasil, um projeto que reúne em todo país mais de duas mil artesãs ligadas à agricultura familiar. O trabalho delas, que já foi exposto em vários Estados, desta vez está em Brasília, na Feira Brasil Rural Contemporâneo.

A artesã Maria de Lourdes Rodrigues vive do artesanato na zona rural do Maranhão. Para ela, profissionalizar a atividade foi uma conquista.

? A gente gastava para fazer o produto R$ 20 e vendia R$ 10, porque vendendo estava trabalhando. Hoje em dia a gente tem toda uma noção de como trabalhar, as horas trabalhadas, ficha técnica tudo a gente tem agora ? explica Maria de Lourdes.

A artesã é uma das integrantes do projeto Talentos do Brasil, que abrange 12 Estados. A iniciativa é pública e organizou as cooperativas de artesanato para que elas funcionassem como empresas.

? O mais importante é mostrar que as agricultoras familiares têm a capacidade de criar e empreender, de formalizar suas empresa e competir de igual para igual ? diz a coordenadora do Talentos do Brasil, Patrícia Guimarães.

A cada ano, uma nova coleção é lançada. Com a divulgação, os produtos do interior do país são vendidos para as lojas de mais de 400 diferentes marcas.

? Esse projeto vem inserindo esse produtos através da marca Talentos do Brasil e da Cooperúnica no mercado nacional e internacional, através de feiras e eventos ? acrescenta Patrícia.

Em 2010, o tema da nova coleção são os pássaros. Para a confecção das peças, cada artesã se inspirou nas aves típicas de sua região. É o resultado desse trabalho que está sendo apresentado em um desfile na capital federal.

Experiências como a do desfile despertaram a atenção internacional. Representantes do governo de El Salvador, na América Central, vieram para conhecer o trabalho brasileiro. Para Copa de 2014, no Brasil, a idéia é divulgar as peças decorativas nos hotéis.

? A gente fica feliz em ver o nosso produto saindo da nossa região, porque a gente vê os produtos na TV, na novela. A gente fica muito feliz ? conta a artesã Maria Joelma Silva.

Sair da versão mobile