Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Safra mineira de grãos pode atingir volume recorde de toneladas em 2012

Aumento pode chegar a 2,4% em relação ao ciclo anterior, cerca de 10,9 milhões de toneladasA produção mineira de grãos na safra 2011/2012 poderá atingir o recorde histórico e ficar entre 10,7 milhões e 10,9 milhões de toneladas, aumento entre 0,6% e 2,4% em relação à safra anterior. É o que indica o primeiro levantamento de intenção de plantio da safra divulgado nesta quinta, dia 6, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Enquanto Minas Gerais deverá ter crescimento, estudo indica uma queda na safra brasileira entre 1,5% e 3,7%.

A produção mineira de milho poderá ficar entre 6,7 milhões e 6,8 milhões de toneladas, com aumento variando entre 2,8% e 4,7% em relação à safra anterior. O milho é o principal grão cultivado no Estado. Segundo a assessora técnica da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Márcia Aparecida de Paiva Silva, o aquecimento das cotações internas vem contribuindo para o crescimento da produção do grão.

? A cotação média do milho aumentou 55,7%, na comparação entre os primeiros noves meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado ? calcula.

Outros fatores também explicam a tendência de crescimento do milho no Estado, como os baixos estoques mundiais, aliado à intensa demanda pelo grão.

? A demanda tem sido cada vez mais crescente. A destinação do milho para a produção de etanol, principalmente, pelos Estados Unidos, tem pressionado os estoques mundiais, aquecido as cotações e estimulando os produtores a investirem na cultura ? explica a assessora técnica da Seapa.

Outro aspecto que tem propiciado expectativa positiva para os produtores de milho é o aumento da demanda do produto para a alimentação animal.

? Com a melhora do poder aquisitivo da população, tem aumentado o consumo de proteína animal (carne, ovos, leite e derivados) e o milho é o principal componente da ração de bovinos, aves e suínos ? aponta Márcia.

Outros grãos que registraram crescimento em Minas Gerais foram algodão (entre 0,5% e 4,4%), arroz (até 2,2%), trigo (até 2,3%) e sorgo (entre 0,4% e 0,5%). As condições climáticas favoráveis, sem a influência dos fenômenos El Nino e La Nina, estão entre os fatores que podem contribuir para a consolidação dos números previstos para a próxima safra.

Soja e feijão sinalizam queda de produção no Estado. A produção de soja deve ficar em 2,8 milhões de toneladas, apontando recuo entre 1,5% e 3,5% em relação ao volume produzido na safra passada. De acordo com Márcia Silva, uma das hipóteses para a redução é a substituição das lavouras do grão pelo milho, que apresenta mercado e preços aquecidos. Já o feijão deve registrar uma produção variando entre 579 mil a 583 mil toneladas, com redução entre 3,8% e 3,1%.

O levantamento da Conab foi realizado entre os dias 18 e 21 de setembro. Por estar ainda distante o período de semeadura para as culturas de segunda e terceira safras, os estudos de intenção de plantio não foram realizados, mantendo-se a área cultivada na safra anterior.

Sair da versão mobile