Principal produto da agricultura brasileira, a soja ganha cada vez mais destaque na economia. Só este ano, devem ser colhidos 68 milhões de toneladas, quase 20% a mais do que no ano passado. A média de rendimento das lavouras é de 2.918 quilos por hectare. Porém, os produtores ainda não estão satisfeitos, querem aumentar o rendimento das plantações.
? Nós temos dentro do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) uma meta que é elevar a produtividade de soja, em nível de Brasil, a quatro mil quilogramas por hectare para o Cerrado até 2015 e para a região Sul do até 2020 ? diz o presidente do Cesb, Eltje Loman.
Se depender do empenho do produtor Leandro Sartorelli Ricci, a região Sul atingirá a meta antes do previsto. O agricultor venceu uma disputa promovida pelo Comitê Estratégico da Soja. Na última safra, a entidade sem fins lucrativos desafiou os produtores a criar novas práticas de cultivo para aumentar o rendimento das lavouras. Entre 800 inscritos, o paranaense conseguiu a maior média, 108 mil sacos por hectare, 54% a mais do que colheu no ano anterior.
? Eu plantei tipo jogo da velha, eu plantei cruzado; aumentei a adubação de soja, fiz uns tratamentos de semente e choveu na hora certa ? conta Ricci.
A iniciativa deu tão certo que estimulou os agricultores a promoverem um fórum para trocar experiências. Tudo o que foi discutido no local servirá de base para novas pesquisas da Embrapa.
? Existem novas informações pontuais que nos remetem à necessidade, que é uma necessidade constante, não só de busca de inovações tecnológicas, como de atualização de tecnologias já existentes ? explica o gerente de Negócios da Embrapa, Luiz Carlos Miranda.