Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Taxa de desemprego no Brasil cresce entre os mais pobres

Estudo foi realizado pelo Ipea, com base em dados do IBGEA parcela mais pobre da população desempregada não foi beneficiada pela reativação do mercado de trabalho nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil. Entre agosto de 2004 e agosto deste ano, a taxa de desemprego dos 20% mais pobres (com renda per capita domiciliar inferior a R$ 203,30 por mês) saltou de 20,7% para 26,27%, enquanto o desemprego total caiu de 11,4% para 6,7%.

É o que aponta um levantamento inédito realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), com base nos dados da pesquisa mensal de emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o estudo, entre os 20% mais ricos (com renda per capita domiciliar superior a R$ 812,30 mensais) a taxa de desocupação caiu de 4,04% para 1,4% nesse mesmo período. Segundo o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, o forte crescimento da economia e do emprego formal não está sendo suficiente para fazer com que os mais pobres possam ter as mesmas oportunidades que as pessoas com maior renda têm de encontrar uma ocupação.

? As dificuldades enfrentadas por essas pessoas estão diretamente relacionadas com a baixa escolaridade ? afirma.

De acordo com o levantamento do Ipea, apenas 41,8% dos desempregados mais pobres frequentaram bancos escolares por período de 11 anos ou mais. Entre os mais ricos, o número sobe para 86,1%.

Sair da versão mobile