Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tocantins oferece treinamento para controle da vaca louca

Brasil tenta recuperar condição de improbabilidade para a doençaPara padronizar as ações de identificação e controle da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "vaca louca", no Estado do Tocantins, será realizado nesta quinta, dia 22, e sexta, dia 23, treinamento sobre o tema.

O evento será em Gurupi, na indústria Cooperfrigu. Ele irá capacitar todos os inspetores agropecuários que atuam nos frigoríficos. A reunião foi organizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura (SFA).
 
O encontro faz parte das ações que solicitam uma nova reclassificação de risco à União Europeia para o mal da “vaca louca”.

O Brasil nunca registrou casos da doença, porém em 2005, foi rebaixado para o risco dois, número considerado como perigo remoto. A intenção é voltar ao risco um, situação improvável para a doença.

Na capacitação, serão abordadas as técnicas para a coleta de tronco encefálico do animal para abate de emergência quando há suspeita de doença neurológica.

Sair da versão mobile