União Brasileira de Avicultura quer incentivar a modernização das granjas

Limite de crédito será de R$ 100 mil, com juros de 2% ao anoO presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos Avícolas (Anfeas), Carlos Pulicci e representantes de indústrias de equipamentos discutiram juntamente com o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins, a assinatura de um convênio que incentive o ingresso de avicultores integrados às agroindústrias dentro do Programa M

O objetivo é possibilitar a aquisição de equipamentos e a modernização dos aviários segundo as condições do Pronaf, com limite de crédito de R$ 100 mil, juros de 2% ao ano, carência de três anos e 10 anos para pagar. Quando for concretizado, o plano estabelecerá o preço máximo de cada equipamento regionalmente, por Estado.

? Esse recurso veio em boa hora, especialmente em um momento de falta de crédito e diminuição do alojamento nas granjas. Também há uma necessidade cada vez maior de modernização dos galpões para adequação às exigências de mercados internacionais. Há que se considerar ainda a IN56, que determina a colocação de telas com malha de duas polegadas, construção de cercas, e outras melhorias na estrutura da granja ? explica o presidente da UBA, Ariel Mendes.

Lançado em julho de 2008, o Mais Alimentos visa equipar e fortalecer a agricultura familiar brasileira com a criação de linhas de crédito e o incentivo à mecanização massiva, com agregação de tratores e implementos agrícolas, entre outros.