Unidades produtivas de biodiesel recebem Selo Combustível Social

Selo é atribuído a empresas de biocombustíveis que promovem a inclusão social da agricultura familiar na cadeia produtivaO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), concede o Selo Combustível Social à Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais de Feliz Natal (Cooperfeliz), do município de Feliz Natal (MT), e à Empresa Bio Óleo Indústria e Comércio de Biocombustíveis Ltda, da cidade de Cuiabá (MT). A concessão foi publicada no Diário Oficial da União, nesta segunda, dia 16.

Com isso, já são 36 indústrias que possuem o Selo, concedido pelo Ministério às empresas de biocombustíveis que promovem a inclusão social da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel. Somente neste ano, o MDA já concedeu o Selo Combustível Social a cinco novas empresas.

Para o coordenador de biocombustíveis da SAF/MDA, Marco Antônio Leite, o Selo garante a participação dos representantes da agricultura familiar em todas as negociações de preços, condições de entrega, assistência técnica, bonificações, entre outras. Segundo o coordenador, o selo cria melhores condições de comercialização e, por consequência, de renda para os agricultores familiares.

Perfil

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a unidade industrial da Cooperfeliz possui uma capacidade de produção de 2,4 milhões de litros de biodiesel por ano e a empresa Bio Óleo possui uma capacidade de produção de 3,6 milhões. As principais fontes de matéria prima para a produção de biodiesel são o óleo de soja, o óleo de algodão e a gordura animal (sebo bovino).

A Cooperfeliz e a Bio Óleo estabeleceram arranjos produtivos com agricultores familiares, nos municípios mato-grossenses de Vera e Feliz Natal. Além disso, as duas garantiram assistência técnica aos agricultores inseridos em seus arranjos produtivos.