Valorização do algodão deixa comprador cauteloso

Vendedores estão mais interessados no mercado doméstico, frente a desvalorização do dólarDiante da expressiva alta de mais de 20% no preço do algodão em março e da continuidade das valorizações neste início de abril, compradores brasileiros, mesmo com necessidade de adquirir novos lotes, estão mais cautelosos ao conceder reajustes positivos na aquisição da pluma. A análise é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta quarta, dia 8.

Fonte: Divulgação

Vendedores, por outro lado, seguem firmes nos valores pedidos para os lotes da safra 2013/2014 e também das duas novas temporadas (2014/2015 e 2015/2016). Nesse cenário, o ritmo de negociação diminuiu, conforme o Cepea. 

Entre 31 de março e 7 de abril, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento 8 dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, subiu 2,25%, fechando a R$ 2,1327/lp na terça, dia 7.

Pesquisadores do Cepea indicam que esses aumentos internos e a recente desvalorização do dólar têm feito com que vendedores voltem a se interessar por vender a pluma no mercado doméstico, diferente do que ocorreu nas semanas anteriores.