Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vendas no mercado interno garantem resultados favoráveis aos suinocultores

Um dos motivos apontados pelo setor é a alta dos preços da carne bovina ao consumidorEnquanto as vendas externas de carne suína do Brasil continuam a cair em volume, a forte demanda interna tem compensado os produtores. De janeiro a outubro, a retração das exportações foi de 9,75%. Já, no mesmo período, a comercialização no mercado brasileiro cresceu 7,9%.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, o melhor poder aquisitivo da população tem contribuído para o aquecimento dentro do país. Camargo Neto destaca também a alta da carne bovina, o que faz com que os consumidores optem por outras proteínas.

– Não só o poder aquisitivo da população melhorou, de um modo geral, como nos últimos tempos, a carne bovina, que é uma concorrente direta em proteína animal, subiu muito. Há uma falta de animal para abate, então os preços subiram. E o produtor e a indústria de suínos preferiram vender no mercado interno por um preço melhor do que conseguiria alcançar na exportação – explica.

Em outubro, o Brasil exportou 49,713 mil toneladas. Isto representa uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2009. A receita foi de US$ 124,48 milhões, redução de 4,62% em valor.

Sair da versão mobile