Zoneamento indica áreas para plantio de cana-de-açúcar em 16 Estados

Sistema tenta minimizar riscos de perdas em função do climaO Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para o cultivo de cana-de-açúcar em 16 Estados do Brasil foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 24. As portarias relacionam os municípios indicados para plantio de cana com finalidade industrial e artesanal, na safra 2009/2010, em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Pia

O Zarc, realizado pelo Departamento de Gestão de Risco Rural, da Secretaria de Política Agrícola do ministério, objetiva minimizar os riscos de perdas em função de adversidades climáticas. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultado da análise de séries climáticas históricas e das exigências da cultura. Além disso, o Zarc é utilizado pelos agentes financeiros como orientação na concessão de crédito rural e contratação de seguro para as lavouras.

Os municípios apontados como apropriados para o plantio de cana, com finalidade industrial em novas áreas, respeitam a indicação contida no Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar (ZAECana), aprovado pelo Decreto nº 6.961, de 2009. O ZAECana orienta a expansão de novas unidades produtoras e identifica mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura.