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Alta do diesel e problemas de logística atrapalham embarques da Cooxupé

Em fevereiro, a cooperativa deixou de embarcar cerca de 15% do volume total de café previstoA alta no preço do óleo diesel tem provocado transtornos para a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas Gerais. Reunidos na terça, dia 12, os caminhoneiros da cooperativa pediram que o aumento do combustível seja repassado ao valor do frete.

– Não temos como discutir, vamos repassar – informou o superintendente de Operações e Mercado Interno da cooperativa, Lúcio Dias.

Recentemente, o governo federal autorizou dois aumentos do óleo diesel: de 5,4% no fim de janeiro e de 5% no dia 5 de março.

– O país está contratando uma inflação brutal mais à frente. Enquanto sobe o diesel, vemos o Ministério da Agricultura preocupado com o custo do chuchu – ironiza Dias.

O superintendente explica que muitos cooperados venderam anteriormente o café e agora têm de embarcar com custos mais altos. Ele acrescenta que o país enfrenta um grave gargalo logístico, que onera drasticamente a produção agrícola.

Conforme Dias, há graves problemas, como os casos em que o café que chega ao porto, principalmente de Santos (SP), e tem de voltar para a transportadora por falta de condições de embarque. Por conta dos entraves logísticos, e também do feriado de Carnaval, a Cooxupé deixou de embarcar cerca de 15% do volume total de café previsto para o mês de fevereiro.

– Esperamos compensar em março, mas está complicado – lamenta.

A Cooxupé faz mensalmente embarque direto médio de 280 mil sacas de 60 kg de café e é o maior exportador do grão do Brasil.

Com relação à desoneração do IPI e PIS/Cofins sobre os itens da cesta básica, que inclui o café, Lúcio Dias informa que praticamente não haverá reflexos na industrialização do grão, realizada pela cooperativa, que torra e mói o grão verde. De acordo com ele, a queda no preço deve ocorrer do supermercado para o consumidor final.

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