Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alta importação de cavalos quarto de milha preocupa ABQM

Mercado superaquecido e dólar em baixa favorecem compras no exteriorA qualidade dos animais apresentados no 34º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha tem chamado a atenção não só do público, mas também dos próprios criadores. O mercado superaquecido e o dólar em baixa favorecem as importações e ajudam na qualificação do plantel nacional.

A importação desses cavalos vem aumentando no Brasil nos últimos anos. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), instituição que organiza a criação da raça no país, aprovou a entrada de 1.650 equinos da raça no Brasil, nos últimos seis anos. Em 2009, foram 296; em 2010, 479; e, só nos seis primeiros meses deste ano, 312 animais já desembarcaram no país.

? Nós temos cavalos provenientes dos EUA que são top de linha. Cavalos de tambor, por exemplo, que os brasileiros compraram e que os americanos gostariam de ter ? afirma o assessor de importação, Raphael Simone Neto.

A ABQM reconhece que a vinda de animais do Exterior ajudaram a melhorar a qualidade do plantel brasileiro, mas representantes da entidade consideram muito rápido o crescimento das importações.

? O objetivo é sempre a importação, mas é extremamente preocupante que esta somatória sobre o nosso plantel seja feita de uma maneira tão repentina. Isso deveria ocorrer a médio e longo prazo ? explicou o superintendente da ABQM, Jarbas Bertolli.

A preocupação da ABQM tem feito com que medidas protecionistas em favor do mercado interno sejam adotadas, como o aumento da taxa de nacionalização dos animais de R$ 2 mil para R$ 8 mil.

Sair da versão mobile