Alta no preço do algodão deixa roupas 20% mais caras na temporada outono-inverno

Indústrias têxteis encontram dificuldades em manter produção sem aumentar valor da vendaAs roupas da coleção outono-inverno, que já aparecem em algumas vitrinas, devem pesar mais no bolso do consumidor que for renovar o guarda-roupa. Com a disparada do preço do algodão no mercado internacional e a escassez do produto no Brasil, as indústrias estão encontrando dificuldades em manter a produção e segurar a alta para o consumidor.

A expectativa é de um aumento de até 20% nas lojas, projeta o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Fitemasul), Carlos Araujo.

O algodão passou a ser vendido a US$ 2,40 a libra-peso (unidade para medir a fibra, equivalente a 435 gramas), aumento de 200% em relação a um ano atrás, quando estava cotado a US$ 0,80. Como a matéria-prima é apenas um dos insumos da cadeia têxtil, o valor não chegará integralmente ao consumidor.

? Em peças mais caras, talvez esse aumento nem seja sentido, porque o algodão representa muito pouco no custo total do produto ? afirma o presidente do Instituto Brasileiro do Algodão, Haroldo Cunha.