Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alta tecnologia faz agricultura render mais no Planalto Norte de Santa Catarina

Região cresce ao combinar a força de pequenos produtores com investimentos tecnológicosDe região mais pobre do Estado à segunda maior produtora agrícola de Santa Catarina, o Planalto Norte investe em novas técnicas e em equipamentos de ponta para aumentar a riqueza que vem do campo.

Depois do Oeste, o Planalto Norte é a segunda região em produção agrícola no Estado. Cresce combinando a força dos pequenos agricultores  de erva-mate aos grandes produtores de grãos, que investem em alta tecnologia para bater recordes de produtividade.

Nos 14 municípios da região, em setembro de 2012, foram produzidos 28,54% de toda a soja, 20,6% do o milho e 29,71% dotabaco plantado em Santa Catarina. O resultado é uma economia primária diversificada, que gera riquezas e que muda a profissionalização das atividades do campo.

Trabalho inédito mede produtividade

Em Canoinhas, um dos principais polos econômicos da região, 22% do PIB vêm das atividades agrícolas. Há oito anos, o técnico regional da Cepa/Epagri, Getúlio Tadeu Tonet, visita os principais produtores da região com o gerente do IBGE em Canoinhas, Valdir Spadotto.

Eles criaram uma tabela que é divulgada semanalmente com dados atualizados das safras de oito produtos plantados no Planalto Norte, com informações fornecidas por 201 grandes e médios produtores, com uso e sistemas de alta tecnologia de produção e conservação do solo. O sistema foi desenvolvido em 2004. O trabalho, inédito no Estado, resulta em relatórios semanais atualizados.

— Os números mostram se as expectativas correspondem à quantidade colhida, se a quebra de safra está no nível esperado e se a estimativa de produtividade supera o ritmo da safra do ano anterior — diz Tonet.

Nos últimos cinco anos, os produtores da região conseguiram atingir uma média de produção semelhante ao padrão americano.

Sair da versão mobile