Alta umidade permite o bom desenvolvimento das lavouras de algodão

Apesar das boas perspectivas, excesso de chuvas pode facilitar a ocorrência da podridão de baixeiroNessa segunda, dia 21, a Somar divulgou o boletim agrometeorológico semanal para a cultura do algodão. Segundo a nota, as chuvas que vêm ocorrendo em boa parte das áreas produtoras estão mantendo as lavouras em bons estados vegetativos, possibilitando boas perspectivas de produção.

No entanto, como estão ocorrendo chuvas freqüentes, principalmente sobre as áreas produtoras de Mato Grosso, algumas lavouras já estão com sintomas de podridão de baixeiro, ou seja, as partes inferiores das plantas, devido ao excesso de umidade, estão apodrecendo e perdendo todas as suas folhas, o que poderá levar a quebras na produtividade.

Na Bahia, a situação continua a mesma, ou seja, com pouca chuva e um longo período de estiagem. Em algumas regiões já não ocorrem chuvas acima dos 10 mm a mais de 20 dias, o que está causando transtornos até para os produtores que utilizam a irrigação, pois o nível de água nas nascentes começa a reduzir.

E para os próximos dias são esperadas mais chuvas para o Mato Grosso e Goiás e pouca a nenhuma chuva para as regiões produtoras da Bahia. Desse modo, os produtores dessas regiões deverão se prevenir em relação às intempéries climáticas dessa semana.