Alterado trecho do PNDH que trata da mediação de conflitos agrários

Também foram modificados itens relativos a aborto, meios de comunicação e ditadura militarFoi publicada nesta quinta, dia 13, no Diário Oficial da União, a revisão do terceiro Plano Nacional de Direitos Humanos. O governo alterou o trecho que tratava da mediação de conflitos agrários. Também foram modificados os itens relativos ao aborto, meios de comunicação e ditadura militar.

Pelo novo texto do decreto, a audiência prévia entre os envolvidos, nos casos de ocupação de áreas rurais, segue valendo, mas sem inviabilizar a reintegração de posse. A medida havia desagradado o agronegócio.

Alvo de críticas principalmente da Igreja Católica, o artigo que trata do aborto foi reformulado. Em vez de apoiar um projeto de lei que descriminaliza a prática, o plano agora apenas considera o assunto como tema de saúde pública.

A cassação das concessões dos veículos de comunicação que desrespeitassem os direitos humanos também foi retirada do texto. Está prevista a criação de um marco legal que estabelece o respeito aos direitos humanos nos serviços de radiodifusão. O governo ainda amenizou trechos que faziam referência direta à Ditadura Militar.