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Mercado e Cia

Conheça alternativas de culturas para aumentar seu lucro e produtividade

A Emater do Rio Grande do Sul apresentou, durante a Expoagro Cotricampo, opções rentáveis para produtores investirem

Alternativas para aumentar o lucro dos produtores rurais foram apresentadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater-RS), durante a Expoagro Cotricampo, realizada em Campo Novo (RS), até sábado, 15.

O feno de alfafa, por exemplo, tem um excelente custo-benefício e aumenta a produtividade da pecuária leiteira, de acordo com especialistas. O cultivo é indicado para fazendas com produção diária acima de 25 litros de leite por vaca.

Quando comparado aos capins convencionais, o feno de alfafa tem teor de proteína 30% maior, quatro vezes mais fósforo e o dobro de cálcio. “Um quilo de feno substitui um quilo de ração. Se for produção própria, dá para afirmar que o custo fica em R$ 0,50/R$ 0,60 por quilo, enquanto a ração fica em torno de R$ 1/R$ 1,14 por quilo. Então há vantagem econômica, além de ser mais saudável para o animal”, diz o extensionista rural João Schommer.

Segundo a Emater, o cultivo de melancia sugar baby é outra alternativa rentável. Resistente à alta temperatura, essa variedade produz 40 toneladas por hectare. Considerando o valor de venda a R$ 1,50 por quilo, o lucro é de R$ 50 mil por hectare.

“Essa variedade se diferencia das outras por ser menor, possuir menos sementes e um pouco mais de polpa em relação a outras. Seu ciclo é mais precoce, então abrange um nicho de mercado mais diferenciado”, comenta o extensionista rural Ademir Wagner.

A empresa de assistência técnica também o cultivo de mandioca, que pode render 22 toneladas — e R$ 10 mil — por hectare. O produtor pode vender para compradores diversos, segundo o extensionista Erni Breitenbach. “A mandioca é uma cultura versátil, fácil de produzir na propriedade e para cada processamento, ela terá alguma agregação. Se encaminhada para a indústria de panificados, por exemplo, pode agregar em até 300% o valor do produto”, comenta.

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