Alto preço do grão de café impulsiona receita com exportação

Segundo Cepea, bom desempenho se deve à diminuição das vendas de outros países exportadores e à qualidade do café brasileiroOs preços elevados do café têm impulsionado a receita bruta dos exportadores brasileiros. O volume, ainda que com crescimento na casa de 5% apenas, também tem influenciado o avanço. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os principais motivos para o bom desempenho são a diminuição das vendas de outros países exportadores e a boa qualidade do café brasileiro.

Conforme o Departamento de Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura (Mapa), considerando-se café verde, solúvel, torrado e extratos, o Brasil exportou, de janeiro a agosto, 63,6% do volume total embarcado em todo o ano de 2010. Comparativamente aos oito primeiros meses de 2010, houve aumento de 5,2%. Tais embarques já proporcionaram na parcial deste ano receita equivalente a 92% da obtida nos 12 meses do ano passado (em dólar). No período, a receita obtida com o café correspondeu a 8,6% das exportações do agronegócio brasileiro, em dólar.

Quanto aos preços do café arábica no mercado brasileiro, entre 21 e 28 de setembro, o Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, caiu 2,4%, fechando a R$ 503,76/saca de 60 quilos na quarta, dia 28. Segundo pesquisadores do Cepea, a queda foi influenciada pelas baixas verificadas no mercado internacional.