Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alto preço do grão de café impulsiona receita com exportação

Segundo Cepea, bom desempenho se deve à diminuição das vendas de outros países exportadores e à qualidade do café brasileiroOs preços elevados do café têm impulsionado a receita bruta dos exportadores brasileiros. O volume, ainda que com crescimento na casa de 5% apenas, também tem influenciado o avanço. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os principais motivos para o bom desempenho são a diminuição das vendas de outros países exportadores e a boa qualidade do café brasileiro.

Conforme o Departamento de Café da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura (Mapa), considerando-se café verde, solúvel, torrado e extratos, o Brasil exportou, de janeiro a agosto, 63,6% do volume total embarcado em todo o ano de 2010. Comparativamente aos oito primeiros meses de 2010, houve aumento de 5,2%. Tais embarques já proporcionaram na parcial deste ano receita equivalente a 92% da obtida nos 12 meses do ano passado (em dólar). No período, a receita obtida com o café correspondeu a 8,6% das exportações do agronegócio brasileiro, em dólar.

Quanto aos preços do café arábica no mercado brasileiro, entre 21 e 28 de setembro, o Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, caiu 2,4%, fechando a R$ 503,76/saca de 60 quilos na quarta, dia 28. Segundo pesquisadores do Cepea, a queda foi influenciada pelas baixas verificadas no mercado internacional.

Sair da versão mobile