Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Altos custos de produção e possível presença de helicoverpa em pomares preocupam setor citrícola

Segundo Fundecitrus, há relatos de ataques de diferentes espécies de lagartas em pomares de Goiás e São PauloA citricultura brasileira enfrenta constantes desafios. A preocupação atual está relacionada aos custos de produção e à questão fitossanitária. Segundo o presidente do Informa Economics FNP, Maurício Mendes, as despesas ainda não estão cobrindo a receita dos citricultores. Ele também alerta que os agricultores devem ficar atentos à possibilidade da presença da lagarta Helicoverpa armigera nos pomares de citrus.

>> Citricultores do Rio Grande do Sul comemoram o bom momento do setor

>> Leia mais notícias sobre citrus

Conforme informações divulgadas pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), há relatos de citricultores que vêm sofrendo com ataques de diferentes espécies de lagartas em pomares de Goiás e São Paulo. De acordo com o Fundecitrus, em algumas plantações de Goiás, lagartas (ainda não identificadas oficialmente como Helicoverpa armigera) atacaram brotações e frutos em todos os estágios de desenvolvimento, provocando perda de produção.

O Fundecitrus e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) farão um levantamento da possível presença da praga nos pomares de citrus de São Paulo. Mendes teme a agressividade da helicoverpa nos pomares, já que a lagarta causou sérios danos a outras culturas, como algodão e soja.

– É preciso que se tenha atenção redobrada com relação a ela. Caso o agricultor localize alguma situação anormal, principalmente se ocorrer queda de frutas, ele deve informar, para tentar identificar e fazer o controle – alerta.

Para o Fundecitrus, os produtores devem ficar atentos e monitorar suas lavouras. Em caso de suspeitas, devem comunicar o Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ou os serviços estaduais de defesa agropecuária.

Queda no consumo

A queda de 20% no consumo de sucos no mundo, registrada nos últimos 10 anos, é apontada pelo presidente do Informa Economics FNP como um dos grandes problemas do setor.

– Enquanto outros produtos brasileiros têm crescido de forma constante, o suco de laranja tem caído.  Isso faz com que o mercado fique mais encolhido. Mesmo com a produção e a oferta de frutas menores, o mercado não tem reagido – declara.

Ele explica que, na comparação com 2012, o setor vive uma situação um pouco melhor, com preços do suco acima do valor registrado neste período em 2012.

– Os preços pagos aos produtores também evoluíram. Embora ainda não cubram os custos, são melhores do que os do ano passado – conta.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile