Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

HOMENAGEM

Alysson Paolinelli vai virar nome de museu em Minas Gerais

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli recebeu o World Food Prize, em 2006, e foi indicado para o Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022

O futuro Museu Mineiro da Extensão Rural receberá o nome do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, morto em junho deste ano.

A homenagem é uma iniciativa da diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). E foi oficializada nesta segunda-feira (7), durante visita à viúva do ex-ministro, Marisa Gonzaga.

O diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, enfatizou a importância histórica da extensão rural mineira e o legado de Paolinelli.

“Em breve vamos inaugurar um museu que resgata a memória da extensão rural mineira e por que não dizer, brasileira? Uma alegria eternizar o nome do Alysson Paolinelli junto a esse museu. Homenagem muito apropriada ao pai da agricultura tropical sustentável, que sempre defendeu o desenvolvimento rural sustentável, com base na produção de alimentos para alimentar a população mundial, aliada à preservação e conservação ambiental”, disse.

Já Marisa, por sua vez, lembrou que o ex-ministro havia ficado entusiasmado quando soube da implantação do primeiro museu da extensão rural de Minas Gerais.

“O Alysson ficou muito feliz com a criação de um museu para mostrar o trabalho da extensão rural. Ele certamente estaria muito feliz em poder contribuir com este projeto”, afirmou.

Com inauguração prevista para a primeira quinzena de outubro de 2023, o espaço está em fase de adesivação e montagem dos objetos. Parte do acervo de fotos e objetos do ex-ministro Alysson Paolinelli farão parte da narrativa do museu.

Museu

Um espaço dedicado à memória da extensão rural de Minas Gerais. Esse é o principal objetivo da Emater-MG em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na construção de um museu sobre o tema. O espaço funcionará na sede da empresa, em Belo Horizonte.

A ideia é proporcionar uma experiência especial para os visitantes. Para contar essa história, além de fotografias e objetos, serão utilizados textos explicativos e vídeos com depoimentos de extensionistas e agricultores.

O acervo do Museu Mineiro da Extensão Rural Alysson Paolinelli foi catalogado por estudantes do curso de Museologia da UFMG.

A equipe, coordenada pelo professor e vice-diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Jezulino Mendes Braga, também é responsável pela narrativa do museu. Serão abordados temas como: Vida no Campo; Clube 4 S, Extensão Rural e Perspectivas Futuras.

Paolinelli

O engenheiro agrônomo, professor universitário e ex-ministro da Agricultura é apontado como um dos maiores nomes da agricultura mundial.

Ele foi um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola, contribuindo para que o Brasil se tornasse uma potência no setor, em especial na região do Cerrado, que se tornou grande celeiro de alimentos para o mundo, implementando aumentos constantes de produtividade que fazem do agronegócio brasileiro um dos mais competitivos do mundo.

Paolinelli idealizou o Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que serviu de base para a criação da Epamig, da Embrapa e do Sistema Cooperativo de Pesquisa Agropecuária (SCPA).

Paolinelli recebeu o World Food Prize, em 2006, e foi indicado para o Nobel da Paz nos anos de 2021 e 2022. Dentre os diversos títulos, prêmios e reconhecimentos que recebeu, com muito carinho, lembramos do Mérito da Extensão Rural, concedido pela Emater-MG em 2021.

Sair da versão mobile