Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MP da Amazônia causa polêmica no Congresso

Medida provisória que autoriza transferência de terras beneficiaria 300 mil famíliasAmbientalistas prometem dificultar a aprovação da medida provisória 458. A MP, que já está trancando a pauta de votações da câmara, autoriza a transferência de terras na Amazônia sem licitação.

A primeira audiência pública sobre a medida provisória foi nesta quarta, dia 1º, em Brasília. O relator, deputado Asdrúbal Bentes, acatou 67 das 249 emendas e propõe que todas as terras da Amazônia Legal com até 1500 hectares sejam transferidas sem licitação. Para isso, é preciso ter ocupado a área antes de fevereiro de 2008. A medida beneficiaria 300 mil famílias.

Outra alteração é a redução da Reserva Legal de 80% para 50% para quem derrubou mata para produzir até 1996. A MP provoca polêmica e, segundo o relator, não tem o apoio nem de ambientalistas, nem dos ruralistas.

Os ambientalistas querem o zoneamento ecológico econômico urgente, e não em um prazo de três anos, como sugere o parlamentar. Os ruralistas só aceitam discutir Reserva Legal na reforma do código florestal.

Nesta quinta, dia 2, a MP será discutida na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Os ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário devem participar da audiência pública.

Sair da versão mobile