Haverá espaço para negócios e discussão sobre projetos, conferências e workshops, vitrine tecnológica, eventos paralelos e dia de campo para visita a unidades de produção agroindustriais ou rurais.
De acordo com o Sebrae, um dos promotores, a idéia é que o Amazontech propicie a discussão de eixos temáticos como alternativas tecnológicas de manejo e aproveitamento de recursos naturais, sustentabilidade socioeconômica e ambiental de ecossistemas, desenvolvimento dos pequenos negócios, inclusão social e seqüestro de carbono. Segundo o presidente em exercício do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, a palavra-chave do evento é desenvolvimento.
? No centro do desenvolvimento estão as pessoas e também os pequenos negócios. Não podemos seguir sem isso em mente ? disse ele durante o lançamento.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Júlio César Noronha, destacou a importância do evento como um espaço para a discussão de um novo modelo de desenvolvimento sustentável para o país e, em especial, para a Amazônia.
? Buscamos um modelo que garanta também a permanência do cidadão na região amazônica na forma de uma ocupação racional e também de um modelo que nos permita a proteção dessa região ? afirmou.