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Ampliação da GM vai gerar novos negócios no Rio Grande do Sul

Vários subfornecedores terão aumento de encomendasNove anos depois de inaugurar uma unidade no Rio Grande do Sul, em ato histórico, a General Motors anuncia oficialmente nesta quarta, dia 15, o projeto de ampliação da fábrica em Gravataí, o maior já feito pela montadora no Estado. O anúncio vem com sabor especial para a montadora americana, que acaba de sair de uma concordata, e abre caminho para novos investimentos em solo gaúcho.

A partir do anúncio oficial da ampliação da General Motors em Gravataí, a expectativa avança para projetos que acompanharão a expansão. Com o acréscimo entre 100 mil e 145 mil carros ao ano aos atuais 250 mil, a montadora que brotou do solo gaúcho sob o codinome Arara Azul vai exigir mais alimento para alçar voos mais altos. Um dos projetos em estudo é a instalação de uma fábrica de vidros da Saint-Gobain para atender ao aumento de produção, além da expectativa sobre a produção de pneus.

Instalados no Complexo Industrial de Gravataí, os 16 sistemistas devem ser os maiores beneficiados potenciais com a ampliação ? outros candidatos podem surgir a partir do detalhamento dos novos carros que sairão das linhas de montagem gaúcha. Vários subfornecedores terão aumento de encomendas, reforçando o polo automotivo do Estado. Além disso, antigos projetos ganham impulso para sair do papel.

? Essa ampliação põe o Estado em outro nível. Como praticamente dobra a produção e essa unidade da GM tem a medalha de ser uma das mais produtivas do mundo, o desenvolvimento dessa cadeia vai transmitindo a cultura de inovação, de produção enxuta ? entusiasma-se Paulo Tigre, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs).

Na avaliação do empresário, com o novo porte da GM no Estado será mais fácil de convencer ou motivar empreendedores para avaliar projetos em território gaúcho.

? É como dizem, todo o artista tem de ir aonde o povo está ? brinca Tigre, dizendo que a postura dos gaúchos tem de ser a adotada pela Assembleia Legislativa ao aprovar por 49 a zero a Lei de Inovação.

Fabricante de vidros automotivos, a Saint-Gobain Sekurit tem um centro de serviços no site da GM em Gravataí, mas a produção fica em Mauá (SP). O diretor-geral da empresa, Manuel Corrêa, confirma o estudo para construção de outra unidade nos próximos cinco anos.

? Existe a possibilidade de uma segunda planta, e pensamos no Rio Grande do Sul. Além da GM, atenderíamos à Argentina e ao polo automotivo do Paraná ? adianta Corrêa.

Outro projeto com grande possibilidade é uma fábrica de pneus, provavelmente da Pirelli, avalia Paulo Fernando Ely, superintendente do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos (Igea). A empresa não comenta.

? Uma fábrica de pneus é a bola da vez. Se a Pirelli não fizer, alguém vai. Mas para a Pirelli é mais lógico ? pondera Ely.

Para cada vaga, surgem mais 10

Com projetos ousados, Braskem e Gerdau ainda não manifestam interesse de tirá-los da gaveta, mas tampouco os descartam. Como o país apenas começa a ver recuperação e o prazo de produção nas novas instalações de GM é de pelo menos dois anos, o tempo pode ajudar. Vice-presidente da consultoria Booz & Company, Letícia Costa entende que o grande efeito irradiador ocorrerá em fornecedores menores.

? Um estudo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra que, para cada emprego na montadora surgem dois nos sistemistas e outros oito em serviços relacionados ? resume Letícia.

É o caso da Frenzel, de Novo Hamburgo, especializada em borrachas de engenharia, com 120 funcionários. Entre outras partes, fornece coxins para o Celta ? a peça usada na barra de direção como item de segurança. Sílvia Gonçalves, coordenadora comercial da empresa, projeta:

? Com esse incremento, a gente também vai crescer e, consequentemente, tudo a nossa volta.

Única sistemista fora de Gravataí, a Zamprogna hoje faz parte da Usiminas Soluções. A empresa antecipa que já está planejando uma expansão “atenta ao movimento estratégico da GM em Gravataí”.

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