Análise mostra resíduos químicos em vegetais dentro da conformidade

Plano de Controle de Resíduos em Produtores de Origem Vegetal mostra que soja, feijão, trigo e outras respeitam em 100% os índices de conformidade O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado das análises de resíduos de agroquímicos em vegetais. A maioria das amostras colhidas no ano safra 2013/2014 apresentou índices de conformidade.  Isso foi comprovado os resultados do controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal, analisados pelos fiscais federais agropecuários. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

Todas as amostras das culturas de alho, amendoim, banana, batata, café, cebola, feijão, soja e trigo apresentaram níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMRs) estabelecidos pela legislação nacional, com um índice de conformidade de 100%.

As culturas de abacaxi, arroz, kiwi, maçã, mamão, manga, milho, tomate e uva não conseguiram alcançar o mesmo índice das primeiras culturas, atingindo um percentual de conformidade que varia entre 70 e 96,97%. O amendoim, amêndoa de cacau, castanha-do-brasil, feijão, milho e pimenta do reino tiveram o índice de conformidade de 83,33% a 97,06%.

PNCRC

O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) é uma ferramenta oficial do Mapa para dar garantias quanto à inocuidade dos alimentos de origem vegetal produzidos em território brasileiro e exportados, tendo como meta monitorar e fiscalizar resíduos de agrotóxicos, contaminantes inorgânicos, biológicos e suas toxinas.