Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Análise mostra resíduos químicos em vegetais dentro da conformidade

Plano de Controle de Resíduos em Produtores de Origem Vegetal mostra que soja, feijão, trigo e outras respeitam em 100% os índices de conformidade O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o resultado das análises de resíduos de agroquímicos em vegetais. A maioria das amostras colhidas no ano safra 2013/2014 apresentou índices de conformidade.  Isso foi comprovado os resultados do controle de resíduos e contaminantes em produtos de origem vegetal, analisados pelos fiscais federais agropecuários. 

Fonte: Divulgação/Pixabay

Todas as amostras das culturas de alho, amendoim, banana, batata, café, cebola, feijão, soja e trigo apresentaram níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMRs) estabelecidos pela legislação nacional, com um índice de conformidade de 100%.

As culturas de abacaxi, arroz, kiwi, maçã, mamão, manga, milho, tomate e uva não conseguiram alcançar o mesmo índice das primeiras culturas, atingindo um percentual de conformidade que varia entre 70 e 96,97%. O amendoim, amêndoa de cacau, castanha-do-brasil, feijão, milho e pimenta do reino tiveram o índice de conformidade de 83,33% a 97,06%.

PNCRC

O Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal) é uma ferramenta oficial do Mapa para dar garantias quanto à inocuidade dos alimentos de origem vegetal produzidos em território brasileiro e exportados, tendo como meta monitorar e fiscalizar resíduos de agrotóxicos, contaminantes inorgânicos, biológicos e suas toxinas.

Sair da versão mobile