No encontro, foi analisada a situação de diversas cadeias produtivas. na carne bovina, a oferta no Brasil aumenta, mas a demanda, tanto internamente quanto no Exterior, continua forte. Para o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, 2011 deve ter certa volatilidade nos preços, mas, ainda assim, com ganhos para o produtor.
No setor de cana-de-açúcar, a expectativa é de oferta relativamente estável em 2011, pressionando os preços da própria matéria-prima, além do açúcar e do etanol. E na produção de laranja, a oferta da fruta no Brasil deve aumentar, mas não deve ocorrer um ajuste significativo a ponto de prejudicar a renda do citricultor.
? Sempre é preciso relativizar a coisa porque tivemos momentos espetaculares. Alcançamos arroba de R$ 115,00 em algum momento, caixa de laranja acima de R$16,00. Sempre fica mais difícil rever preços tão altos, o que não quer dizer que os preços não sejam tão bons e não garantam rentabilidade ao produtor ? explica Barros.
O também analista de mercado André Pessoa espera resultados positivos também para o produtor de grãos. Segundo ele, os estoques internacionais devem se manter baixos em 2011 enquanto a demanda deve ficar aquecida. E o custo de produção da safra 2010/2011 diminuiu.
? Os custos dessa safra caíram. Com a sinalização de bons preços para o ano que vem, isso aponta para um ano de rentabilidade bem robusta tanto para a soja quanto para o milho em 2011.
Para ele, a renda do produtor deve ser menor em 2012. Os analistas de mercado esperam aumento nos custos de produção da safra 2011/2012.