Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Analistas preveem safra recorde de soja na América do Sul em 2013/2014

Brasil, maior exportador da oleaginosa, deve colher um recorde de 88 milhões de toneladasDe acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os agricultores sul-americanos devem colher uma safra volumosa de soja nesta temporada, com o aumento da área plantada e o clima favorável nas áreas de cultivo. Quase metade da soja mundial será produzida na América do Sul nesta temporada, e a oferta abundante deve pressionar as cotações, segundo traders.

>> Leia mais notícias sobre soja

O Brasil, maior exportador da oleaginosa, deve colher um recorde de 88 milhões de toneladas, após uma safra de 82 milhões de toneladas em 2012/2013. Segundo a USDA, o Paraguai deve produzir pouco menos de 9 milhões de toneladas.

A safra argentina deve ser de 53,5 milhões de toneladas, de acordo com estimativa do USDA, embora o representante do USDA no país tenha projetado recentemente um recorde de 57,5 milhões de toneladas.

A produção global deve ser de 284 milhões de toneladas em 2013/2014, um aumento de 6% ante o ano anterior, segundo o USDA.

A projeção para a safra brasileira pode até ser elevada caso o clima favorável persista, chegando a 90 milhões de toneladas, de acordo com um analista ouvido pela Dow Jones.

Na Argentina, as condições para o plantio são ótimas após chuvas recentes, disse o analista Maximiliano Zabala, da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. A seca que atingiu as regiões produtoras do país entre junho e outubro fez com que muitos agricultores optassem pela soja em vez do milho, já que a oleaginosa consegue se desenvolver bem mesmo se plantada mais no final do ano, disse.

Apesar das projeções otimistas, analistas disseram que períodos de seca durante o verão, problemas de transporte no Brasil e incertezas econômicas na Argentina podem oferecer algum suporte aos preços.

Agência Estado
Sair da versão mobile