Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Andef critica vazamento de fórmulas de defensivos

Para entidade, caso demonstra que governo não protege direito à propriedade intelectual 

Fonte: Divulgação/SRL

A Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef) afirmou que está preocupada com o vazamento de informações sigilosas sobre a composição de 11 agroquímicos no site do Ministério da Agricultura, pois o caso mostra que o governo não garante o direito à propriedade intelectual.

– Ao não haver garantia de tais princípios por parte das autoridades, o Brasil fragiliza o ambiente jurídico para investimentos de longo prazo, tornando vulnerável o setor de pesquisa e desenvolvimento – afirma a entidade, em nota.

A crítica ocorre depois de uma falha da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura liberar, na internet, as patentes protegidas de produtos da indústria química, sem autorização das empresas ou da Justiça.  

Segundo a Andef, a insegurança em relação aos direitos de propriedade intelectual poderá ter efeitos profundos no futuro, “não apenas para a agricultura e seus diversos elos produtivos, mas à economia e, de modo geral, à sociedade brasileira como um todo”.

Ela afirma que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de agroquímicos – que de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Defesa Vegetal (Sindiveg) somarão US$ 350 milhões entre 2013 e 2018 – poderiam ser maiores “não fosse o ambiente adverso à pesquisa e inovação tecnológica”. 

Sair da versão mobile