LEVANTAMENTO

Anec reduz previsão de exportação de soja e milho do Brasil em abril

Segundo a Anec, as exportações brasileiras de soja em grão devem alcançar cerca de 13,475 milhões de toneladas neste mês

embarque de soja para mercado externo
Brasil exportou US$ 2,6 bilhões para o Leste Europeu e o farelo de soja foi um dos destaques | Foto: Fabio Scremin/APPA

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgou nesta quarta-feira (24) uma revisão em suas estimativas para as exportações de soja e milho do Brasil em abril de 2024, indicando uma redução nos números previstos.

Segundo a Anec, as exportações brasileiras de soja em grão devem alcançar cerca de 13,475 milhões de toneladas neste mês, representando uma diminuição em relação ao mesmo período do ano anterior, quando as exportações atingiram 14,046 milhões de toneladas.

A previsão para o farelo de soja também foi revisada para baixo, com embarques estimados em 2,443 milhões de toneladas em abril, em comparação com 1,742 milhão de toneladas no ano anterior.

Quanto ao milho, a Anec estima que as exportações brasileiras do cereal atinjam até 81,728 mil toneladas em abril de 2024, mostrando uma queda significativa em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 166,552 mil toneladas.

No acumulado do ano, os embarques de milho são estimados em 4,375 milhões de toneladas.

Essa revisão nas projeções da Anec reflete possíveis ajustes nas condições do mercado de commodities agrícolas e os desafios enfrentados pelo setor, tanto em nível nacional quanto internacional.