Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Anfavea espera adequação de calendário de crédito ao Plano Safra

Planos para a safra têm recursos liberados em junho, já os programas do BNDES têm as datas alteradas a cada início de anoO diretor para máquinas agrícolas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Milton Rego, afirmou nesta terça, dia 30, que o principal pleito do setor junto ao governo é a adequação do calendário de liberação de crédito ao Plano Agrícola e Pecuário.

>>Senado aprova isenção de IPI para máquinas e equipamentos agrícolas de fabricação nacional

– As linhas de financiamento não podem seguir atreladas ao calendário gregoriano. Não tem coisa pior que mudar contrato no meio das safras – afirmou Rego.

Tradicionalmente, os planos para a safra são anunciados em junho, com os recursos liberados entre julho e junho do ano seguinte. Para este ano, o governo deve liberar até R$ 146 bilhões, alta de 27% sobre 2012. Já os programas de liberação por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sofrem alterações a cada início de ano.

O diretor da Anfavea não tem muita esperança de que essa adequação saia para o período 2013/2014, cujos recursos serão anunciados daqui a um mês.

– Houve a mudança recente do ministro da Agricultura [Mendes Ribeiro foi trocado por Antonio Andrade] e as conversas não avançaram.

Ainda para o executivo, além da adequação do calendário de financiamentos ao Plano Safra é necessário ainda um planejamento de longo prazo para a liberação de recursos, para períodos de ao menos quatro anos.

– É preciso uma estratégia de Estado e não de governo – concluiu. 

Agência Estado
Sair da versão mobile