SAÚDE

'Animais com bem-estar produzem mais e melhor', explica veterinária

Durante a semana, o Brasil celebrou o Dia do Médico Veterinário, ressaltando a relevância desses profissionais no agronegócio

Durante a semana, o Brasil celebrou o Dia do Médico Veterinário, ressaltando a relevância desses profissionais no agronegócio, na pesquisa científica e na segurança alimentar. A data, comemorada em 9 de setembro, reforçou o papel vital que os veterinários desempenham na saúde animal, bem-estar e inspeção de alimentos, além de suas contribuições em áreas como a perícia e o ensino.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Com quase 200 mil profissionais no país, sendo a maioria mulheres, a medicina veterinária está cada vez mais em evidência. Rebeca Ribeiro, presidente da Comissão Nacional de Defesa Sanitária Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), destacou, em entrevista ao Canal Rural, a importância da profissão na garantia da sustentabilidade no campo. “O bem-estar animal anda de mãos dadas com o bem-estar humano e com a sustentabilidade dos processos produtivos”, afirmou Rebeca.

A veterinária também comentou sobre o crescimento da presença feminina na profissão. “Na década de 1970, a medicina veterinária era predominantemente masculina, mas hoje, mais de 54% dos profissionais são mulheres. Isso reflete o protagonismo feminino em diversas áreas da sociedade“, disse ela.

As ações do CFMV para promover o conceito de “bem-estar único“, que integra a saúde animal, humana e ambiental, também foram destaque nas celebrações. Campanhas educativas e projetos de capacitação estão entre as iniciativas para apoiar os profissionais que atuam no campo, assegurando práticas sustentáveis e de qualidade na produção agropecuária.