Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ANP autoriza maior adição de água no álcool misturado à gasolina

Mudança provisória permitirá a importação dos Estados UnidosEm nova tentativa de conter a escalada de preços dos combustíveis, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) autorizou o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos, de acordo com informações de José Ernesto Credendio e Leila Coimbra, em reportagem do jornal Folha de S.Paulo, do último sábado, dia 26.

Desde sexta, dia 25, o etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no Exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%. O limite para o etanol ser considerado anidro é 1% de água. A mudança permitirá a importação de álcool dos EUA, que tem mais água. Com a alta dos preços do petróleo, é mais barato para o país importar álcool do que gasolina. A mudança não afetará o álcool combustível (hidratado), vendido nos postos.

Conforme resolução publicada pela ANP, o teor real de etanol anidro na gasolina cai de 98% para 92,1%. A medida vale até 30 de abril, quando termina a entressafra de cana no centro-sul.

Além dessa medida, o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou também na sexta, que um carregamento de gasolina importado pela Petrobras chegará ao Brasil até o dia 15 de abril. Segundo ele, a gasolina será armazenada e utilizada em caso de necessidade.

? No ano passado a gente importou para 10 dias, não deve ser muita coisa diferente disso ? afirmou.

Em 2010 a Petrobras importou três milhões de barris de gasolina de várias origens no início do ano, o que não fazia há cerca de 40 anos, também em função de um mercado interno aquecido. Costa informou que as refinarias da empresa estão trabalhando a plena capacidade e produzindo 380 mil barris diários de gasolina, totalmente absorvidos pela demanda interna.

Sair da versão mobile