Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ANP leiloa 460 milhões de litros de biodiesel de 39 unidades produtoras

Maior volume, equivalente a 61 milhões de litros, foi vendido pela empresa GranolA Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) licitou nessa sexta, dia 29, os 460 milhões de litros de biodiesel, ofertados ao preço médio de R$ 2,31 por litro, com um deságio médio de 2,16%. Participaram do pregão 39 unidades produtoras, segundo informação da assessoria de imprensa da ANP. O maior volume, equivalente a 61 milhões de litros, foi vendido pela empresa Granol.

Foi o 14º leilão de biodiesel realizado pela ANP, e o primeiro visando à adição de 4% de biodiesel ao diesel (B4). A operação atendeu à resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que fixou em 4% o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final.

O objetivo da ANP com o leilão de biodiesel é garantir o abastecimento do mercado interno, no terceiro trimestre, com a mistura B4, que deverá vigorar a partir de 1º de julho próximo. O biodiesel foi adquirido pela Petrobras e pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e deverá ser entregue no período de julho a setembro deste ano.

O leilão foi realizado em duas etapas, nas quais foram consideradas vencedoras as ofertas de menor preço. Na primeira, foram licitados 368 milhões de litros, correspondendo a 80% do volume total. Etapa destinada exclusivamente para os produtores de biodiesel detentores do Selo Combustível Social.

A segunda fase do leilão englobou os 92 milhões de litros restantes e foi franqueada aos produtores autorizados pela ANP e pela Receita Federal. O preço máximo de referência no pregão foi estabelecido em R$ 2,36 por litro.

Sair da versão mobile