A Antaq já havia comprovado a viabilidade técnica da construção de 44 portos marítimos em todo o país. Agora, a agência decidiu incluir no levantamento dados sobre terminais hidroviários. Analisando a movimentação de cargas, os técnicos identificaram oito áreas aptas à construção de corredores de exportação.
? O corredor do Madeira, o do Tocantins, o do Teles Pires-Tapajós: Esses são do ponto de vista da produção agrícola os mais importantes ? diz o diretor-geral da agência, Fernando Fialho.
O estudo deve ficar pronto em um ano e será útil para que governo federal e empresas invistam na construção de portos. Porém, a iniciativa privada tem pressa.
? É preciso que haja antecipação desses cronogramas, porque há muita vontade de investir. Os nossos portos não são modernos em relação aos melhores portos do mundo, e é isso que nós temos que perseguir para que agora os nossos industriais e os nossos agricultores possam fazer portos a custos competitivos com o que se encontra hoje no mundo ? explica o presidente do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Freitas Mascarenhas.