Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Antaq quer ampliar vias de escoamento de produtos agrícolas

Governo acredita que custos do frete podem ser reduzidos em mais de 30%A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), iniciou um levantamento para identificar os melhores locais  para a construção de portos fluviais no país. A intenção é ampliar as vias de escoamento de produtos agrícolas e minérios. O governo acredita que os custos do frete podem ser reduzidos em mais de 30%.

A Antaq já havia comprovado a viabilidade técnica da construção de 44 portos marítimos em todo o país. Agora, a agência decidiu incluir no levantamento dados sobre terminais hidroviários. Analisando a movimentação de cargas, os técnicos identificaram oito áreas aptas à construção de corredores de exportação.

? O corredor do Madeira, o do Tocantins, o do Teles Pires-Tapajós: Esses são do ponto de vista da produção agrícola os mais importantes ? diz o diretor-geral da agência, Fernando Fialho.

O estudo deve ficar pronto em um ano e será útil para que governo federal e empresas invistam na construção de portos. Porém, a iniciativa privada tem pressa.

? É preciso que haja antecipação desses cronogramas, porque há muita vontade de investir. Os nossos portos não são modernos em relação aos melhores portos do mundo, e é isso que nós temos que perseguir para que agora os nossos industriais e os nossos agricultores possam fazer portos a custos competitivos com o que se encontra hoje no mundo ? explica o presidente do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Freitas Mascarenhas.

Sair da versão mobile