Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Anvisa estuda medidas mais rígidas para controle de agrotóxicos nos alimentos

Brasil é o país que mais consome substâncias tóxicas no mundo desde 2008A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estuda adotar normas mais rígidas para reduzir o índice de resíduos de agrotóxicos nos alimentos. De acordo com o órgão, o Brasil é o país que mais consome as substâncias no mundo desde 2008. Para reverter o quadro, a Anvisa pode passar a multar os supermercados que adquirem esses produtos. A decisão depende do resultado de um levantamento anual sobre os resquícios de substâncias tóxicas nestes itens. A pesquisa, na qual são analisadas amostras

Conforme o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, são diversas as situações onde são detectadas inconformidades.
 
? Três resultados têm nos chamado a atenção. Em primeiro lugar, existem culturas que utilizam agrotóxicos não autorizados para aquele tipo. Outras que utilizam a substância fora dos limites autorizados, em excesso. E, em terceiro, já constatamos, inclusive, a presença de agrotóxico não autorizado no país ? revela.

Para o diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto, o fato de o país liderar o consumo de substâncias tóxicas pode impor obstáculos para a realização de negócios.

? Infelizmente, o Brasil assumiu essa posição desde 2008. Isso nos coloca em um cenário, tanto ambiental quanto econômico, ruim, porque nós podemos também começar a ter problemas até de natureza de barreiras não-tarifárias ? aponta.

Já o pesquisador da Embrapa Francisco Aragão explica que a agricultura tropical, que propicia vários ciclos produtivos durante o ano, facilita o surgimento de pragas. Isso justifica o uso excessivo de defensivos agrícolas. 

? O Brasil é um dos países tropicais que têm a maior produtividade. Em regiões tropicais nós não temos épocas de frio, que podem quebrar o ciclo das pragas. Então, elas evoluem com maior rapidez. Com uma quantidade maior de pragas, obviamente, o controle e o domínio de tecnologias para tal são muito mais complicados do que em regiões temperadas ? diz Aragão.

Sair da versão mobile