Anvisa lança cartilha para tentar reduzir sal no pão francês

Sugestão é que as padarias adotem os novos índices até 2014A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está preocupada com a saúde do brasileiro. O órgão lançou uma cartilha destinada às padarias para tentar diminuir a quantidade de sal no pão francês.

O excesso de sal consumido pela população tem aumentado o risco de doenças como hipertensão e doenças cardíacas, a substância contém grande quantidade de sódio, que é prejudicial à saúde. A sugestão é que as padarias adotem os novos índices até 2014.

O brasileiro consome em média 12 gramas diárias, quando o ideal seriam cinco. A Anvisa defende a redução desse índice e lançou um guia com orientações para as padarias. A idéia é fazer com que o tradicional pãozinho francês chegue à mesa do consumidor com menos sal.

Entre as dicas da cartilha está a redução dos atuais 2% de sal que são adicionados à farinha de trigo para 1,8% até 2014.

O padeiro Silmar Alves Rafael garante que a quantidade recomendada pela Anvisa é ideal. Mas, segundo ele, se baixar ainda mais vai ser difícil manter a qualidade do pão francês.

As orientações valem também para alimentos industrializados, como batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados. Os produtos também oferecem riscos à saúde por conter altos índices de sódio.