Os grandes campeões do Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), serão revelados nesta terça-feira, 14, através desse evento online, transmitido pelo Canal Rural.
A premiação é dividida em cinco categorias: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte/Nordeste e irrigado. Dentre eles, a entidade elege também o campeão nacional.
“A gente começou 12 anos atrás. Na época, o campeão obteve 82 sacas por hectare. Neste último desafio que revelaremos os números amanhã, a média dos 10 maiores produtores supera 115 sacas por hectare. Para gente, é um dado impressionante”, afirma o diretor de Marketing do Cesb, Nilson Caldas.
- 1º semestre: importação de soja do Brasil é quase 3 vezes maior em 2020
- Sementes: mesma região apresenta diferença de 38 sacas por hectare de soja no RS
O dirigente destaca que esses produtos se destacam não apenas nas áreas dedicadas ao desafio. Eles também apresentam produtividade entre 70 e 90 sacas por hectares nas lavouras comerciais.
Ao longo dos anos, o Cesb vem consolidando fatores que contribuem para a alta produtividade, entre eles a correção do perfil do solo em camadas mais profundas e a formação do perfil do solo. “Obviamente, ele não vai conseguir isso em uma estratégia de curto prazo”, destaca. Caldas lembra que o trabalho desempenhado pelos campeões ficará disponível ao público que quiser entender tudo o que foi feito.