Apagão não foi causado por falta de investimentos, diz Lula

Presidente também garantiu que não foi falta de produção de energia, como em 2001O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nessa quarta, dia 11, que o apagão que atingiu 18 Estados na noite dessa terça, dia 10, não foi consequência de falta de investimentos no setor de energia elétrica.

? Fizemos fortes investimentos no setor de transmissão e modernização do sistema energético brasileiro ? afirmou ele, durante entrevista ao lado do presidente de Israel, Shimon Peres.

O apagão não foi consequência de falta de produção de energia elétrica, tal como ocorreu em anos anteriores, ressaltou Lula.

? O que aconteceu em 2001 é que a gente não produzia energia suficiente e não tinha linha de transmissão para interligar todo o sistema elétrico brasileiro. Hoje, estamos com todo o sistema interligado.

Por duas vezes Lula afirmou que seu governo é responsável por 30% de tudo o que foi feito em matéria de linhas de transmissão nos últimos 123 anos.

Lula evitou atribuir uma razão ao apagão e disse que a causa será conhecida apenas após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor de Energia.

? Duas coisas estão certas: não faltou geração de energia e o problema não foi de falta de linha para interligar, porque elas estão interligadas. Até o final da tarde devemos ter a resposta.