O agricultor João Nazaré, do município de Bom Jesus do Divino (MG), chegou a Aparecida do Norte depois de dez horas de viagem em uma caravana de cinco ônibus. O aposentado José Bueno é da cidade de Jaú, em São Paulo, e chegou a Aparecida dez dias antes da festa para participar das novenas. A antecedência garantiu a ele uma hospedagem com vista para a Basílica.
A hospedagem na cidade, para esta época, só pode ser garantida por meio de reservas. O hotel onde Willian Costa trabalha está lotado desde o início do mês, graças à festa de Nossa Senhora Aparecida. O dia 12 de outubro é a principal data tanto para quem vive na cidade quanto para os devotos de Nossa Senhora Aparecida. Foi quando pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, há cinco quilômetros da atual Basílica. Conta a historia que eles não conseguiam pescar peixe algum, mas pegaram a imagem da santa. Depois do fato, a rede ficou cheia de peixes. O ocorrido foi considerado o primeiro milagre de Nossa Senhora Aparecida.
O ano o era 1717. Até hoje os milagres se repetem diz o Padre Valdivino. O que explica, segundo ele tamanha devoção, tamanha transformação que vive a pequena Aparecida do Norte neste dia.